Gaborone (Dos enviados especiais) - O chefe de Estado angolano, João Lourenço, participa, na noite desta sexta-feira, em Gaborone, num banquete oficial a ser oferecido pelo seu homólogo Mokgweetsi Eric Masisi, antes de encerrar a visita de Estado de dois dias.
João Lourenço tem o seu regresso a Luanda marcado para sábado de manhã, segundo o programa oficial da visita.
Na manhã desta sexta-feira, o estadista angolano manteve um encontro com Masisi para passar em revista as relações de cooperação entre os dois países.
Ao encontro dos dois chefes de Estado seguiu-se uma sessão de conversações oficiais entre as delegações dos dois países, antes de uma conferência de imprensa conjunta.
Durante a conferência de imprensa, o Estadista angolano afirmou que Angola vai contar com a experiência do Botswana na produção, transformação e comercialização de diamantes.
Na sua intervenção, João Lourenço destacou as reformas implementadas no sector dos diamantes naquele país da África Austral e considerou um exemplo a seguir por Angola.
Por seu turno, o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Eric Masisi, considerou como “histórica” a visita de Estado efectuada ao país pelo seu homólogo angolano, João Lourenço.
Masisi sublinhou o facto de a visita de Estado do Presidente Lourenço ter ocorrido numa altura em que Angola se prepara para acolher a próxima cimeira ordinária da SADC e assumir a presidência desta organização regional sediada na capital tswanesa, Gaborone.
João Lourenço chegou a capital tswanesa quinta-feira à tarde.
Angola e o Botswana estabeleceram relações diplomáticas a 18 de Fevereiro de 1976.
Em Fevereiro de 2006, os dois países assinaram um Acordo Geral de Cooperação.
Na cooperação entre Angola e o Botswana é prioritário o sector dos diamantes, a par dos da educação, saúde e meio ambiente.
Os dois países têm como potenciais áreas de cooperação os sectores dos diamantes, da educação, saúde e meio ambiente. IZ