Harare (Do enviado especial) - O chefe de Estado angolano, João Lourenço, terminou este domingo à tarde a sua visita oficial ao Zimbabwe, onde participou nos trabalhos da 44.ª cimeira ordinária da SADC.
João Lourenço encerrou o seu programa de actividades, em Harare, com uma visita ao projecto de construção do Museu da Libertação de África (MLA) e do Monumento e Praça da Libertação da SADC, em Harare.
A ocasião serviu igualmente para o estadista testemunhar a entrega oficial do terreno ao Instituto do Conhecimento Africano (INSTAK), enquanto entidade responsável pelo projecto, e o lançamento das obras de construção.
A entrega do espaço ocorreu mediante a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o Instituto do Conhecimento Africano.
O documento descreve as áreas de cooperação mútua e apoio diplomático na construção, incluindo a contribuição com materiais de arquivo para exposição no Museu.
O MLA está situado num espaço de 103 hectares, conhecido como Cidade da Libertação, cuja construção já foi iniciada.
A Cidade da Libertação é um extenso lote de terra situado a sete quilómetros a sudoeste da capital do Zimbabwe, ao longo da movimentada Avenida Samora Machel, que homenageia o fundador e primeiro Presidente de Moçambique.
Descrita como uma “nova cidade dentro da cidade de Harare”, albergará o Museu da Libertação como atracção principal além de um hotel de cinco estrelas e parques de lazer, temático e animal, bem como vários monumentos.
A Cidade foi projectada para ser uma atracção familiar para turistas locais, regionais e internacionais que irão desfrutar de instalações históricas, patrimoniais, recreativas, comerciais e de divertimento a serem estabelecidas no novo espaço. IZ/ART