Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, solicitou esta terça-feira, em Luanda, o apoio de Portugal na formação técnico- profissional dos jovens angolanos.
Para o Chefe de Estado, durante a abertura das conversações oficiais entre Angola e Portugal, o país estabeleceu prioridades que pretende atender e resolver com a ajuda portuguesa, em ramos fundamentais para a economia de Angola.
"E essencial que Angola disponha de um vasto número de quadros jovens bem preparados para responder a grande demanda neste domínio, sentido internamente pelas instituições públicas e privadas do país", assinalou.
Realçou que todos os passos da cooperação com Portugal tem o claro objectivo de favorecer os respectivos povos e, por isso, considerou positivo o balanço, mesmo que haja ainda a possibilidade se fazer muito mais e depressa.
De acordo com o Presidente, as relações entre os dois países são afectivas e fraternas, sendo por isso imperioso abrir mais canais que possibilitam e promovam um maior intercambio.
Angola e Portugal assinaram esta terça-feira doze instrumentos jurídicos de cooperação que constituem a base que vai ser desenvolver as novas iniciativas e acções voltadas para o alargamento do intercâmbio com resultados tangíves entre os dois países.
Por outro lado, João Lourenço garantiu que o novo encontro entre as duas individualidades, em pouco mais de três meses, é sinal de dinamismo e de grande vigor e interesse mútuo.
Apelou a necessidade de dinamizar a cooperação nos sectores que não adquiriram a velocidade desejada nem o grau de implementação aceitável para se fazer um balanço mais satisfatório da cooperação.
Revelou o programa estratégico de cooperação 2023-2027, assinado no ano passado, em Luanda, que abarca áreas sensíveis como a educação, saúde, justiça a segurança e agricultura tem funcionado adequadamente.
Visita
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, iniciou esta terça-feira uma visita oficial de três dias a Angola, com vista o reforço da cooperação bilateral.
No cumprimento da sua agenda, o primeiro-ministro luso participa, quarta-feira, num fórum de negócios Angola-Portugal no âmbito da Feira Internacional de Luanda (FILDA) e uma deslocação a Benguela para conhecer, no local, o projecto do Corredor do Lobito são alguns dos destaques do programa provisório da visita, que termina na quinta-feira à noite.
O programa de visita de Luís Montenegro começou com a cerimónia de deposição de uma coroa de flores no Memorial Agostinho Neto, o primeiro Presidente da República de Angola, seguido de um encontro privado com o Presidente João Lourenço. VIC