Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, enviou, esta terça-feira, uma mensagem ao homólogo do Egipto, Abdul Fatah Al-Sisi, a felicitar o Governo e o povo deste país pela celebração de mais um aniversário da Independência.
Na mensagem, o estadista angolano expressa a sua satisfação por constatar, nesta data, notáveis avanços registados em vários domínios da vida do Egipto.
Destaca também o impacto positivo que estas realizações vêm tendo sobre a melhoria visível das condições socioeconómicas da população do Egipto.
Cooperação Angola-Egipto
Angola e Egipto assinaram, a 26 de Março de 1987, em Luanda, o seu Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
Existe grande interesse dos dois países por incrementar a cooperação em domínios como Economia, Comércio e Indústria, Educação, Ensino Superior e Formação Técnico-profissional, Energia e Águas, Banca e Finanças, Agricultura e Pescas.
Angola e Egito estão engajados, também, na preparação da primeira sessão da Comissão Bilateral, que deverá avaliar a cooperação e estabelecer o processo de implementação dos instrumentos jurídicos em vigor.
As empresas egípcias foram as primeiras que prestaram “um importante apoio” ao Programa do Executivo Angolano de combate à Covid-19, tendo fornecido diversos equipamentos de biossegurança, consumíveis hospitalares e um valor de duzentos (200) milhões de kwanzas.
O Egipto está localizado na região norte do continente africano, faz fronteira com o Sudão ao Sul, a Líbia ao Oeste, o mar Mediterrâneo ao Norte e o Mar Vermelho ao Leste.
Possui uma população de 100,9 milhões de habitantes e uma extensão territorial de 1.001.450 quilómetros quadrados.ART