Ndalatando – O Presidente da República, João Lourenço, mostrou-se satisfeito, neste sábado, com o nível de execução da obra do Hospital Geral do Cuanza Norte, em Ndalatando.
Em visita à obra, com 48 por cento de execução, João Lourenço informou ter a garantia do empreiteiro e do fiscal da obra de que a infra-estrutura será inaugurada durante o ano em curso.
Na ocasião, o Titular do Poder Executivo sublinhou a importância do empreendimento para a província do Cuanza Norte e para eventuais sinistrados na Estrada Nacional 230.
A Estrada Nacional 230 liga a província de Luanda ao leste do país, passando por Cuanza Norte e Malanje.
O Hospital Geral do Cuanza Norte, cujas obras tiveram início em Agosto de 2021, terá 200 camas e 15 serviços clínicos.
A nova unidade sanitária terá, igualmente, um centro de hemodiálise, serviços de anatomia patológica, neonatologia, cuidados intensivos, medicina dentária, psiquiatria, bloco operatório e oftalmologia.
Quando estiver concluída, a unidade sanitária terá também uma área para tratamento de doenças crónicas, entre as quais diabetes, cardíacas e renais.
O hospital deverá servir para a formação de quadros em várias especialidades nas áreas de medicina, enfermagem e biomédica.
A unidade está a ser construída numa área de 15.000 metros quadrados, na localidade de Kirima, a mais de 11 quilómetros da cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, e terá capacidade para atender mais de mil pacientes/dia.
Estima-se que a nova unidade hospitalar estará orçada em 63 milhões de dólares americanos.
João Lourenço passou por Ndalatando, capital provincial do Cuanza Norte, a caminho do município de Cambambe, onde se inteirou das obras de construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo-Cabaça. IMA/AL/ADR