Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se, hoje, quarta-feira, em Luanda, com o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, que veio a capital do país com este propósito.
A questão do conflito armado no Leste da RDC, que envolve forças governamentais e rebeldes do M23, apoiados pelo Rwanda, tem levado a consultas regulares entre os Presidentes João Lourenço e Félix Tshisekedi, o primeiro na qualidade de presidente em exercício da União Africana.
Ao falar a imprensa no final do encontro de cerca de duas horas, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, informou que os Chefes de Estado, durante este encontro, reiteraram boas relações que existem entre os dois países e povos.
A respeito do conflito no Leste da RDC, o chefe da diplomacia angolana comentou que os dois estadistas acordaram manter uma consulta regular, já no âmbito da responsabilidade de Angola como presidente da União Africana.
Na última segunda-feira, Angola anunciou a sua retirada da mediação no conflito no Leste da RDC, para se dedicar às prioridades gerais definidas pela União Africana (UA) sobre a paz e segurança do continente no seu todo.
De acordo com um comunicado da Presidência da República, serão dados, nos próximos dias, os passos necessários com a Comissão da UA, para se encontrar o país cujo chefe de Estado deverá assumir a mediação do conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
O documento esclarece que, passados quase dois meses desde que assumiu a presidência rotativa da UA, Angola considera necessário libertar-se da responsabilidade de medianeiro do conflito, para se dedicar “de forma mais ampla” às prioridades gerais da organização continental.AFL/ART