Namibe - O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se, este domingo, com o governo da província do Namibe, para se inteirar da sua situação socioeconómica e do andamento dos programas tendentes à melhoria do bem-estar da população.
A reunião faz parte da agenda da visita que o estadista angolano efectuou ao Namibe.
Na ocasião, o governador do Namibe, Archer Mangueira, apresentou um relatório pormenorizado da realidade socioeconómica da província, no qual destacou o programa de combate à seca, e realçou a execução de 39 projectos para levar água a mais de 200 mil pessoas atingidas, para além do abeberamento do gado.
Falou do crescimento do sector da saúde, que ganhou 19 unidades sanitárias e 225 novos profissionais de 2021 a 2023, no quadro da implementação do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que viu já executados 99 projectos dos 106 constantes da carteira.
Archer Mangueira apresentou o ponto da situação do Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes.
O projecto inclui a reabilitação do Porto Mineraleiro do Saco-Mar e da sua Ponte Cais, iniciada no ano passado, bem como a expansão do Porto Comercial, também em curso, e do novo Terminal de Contentores
Em relação aos desafios, apresentou a necessidade da execução de projectos estruturantes de combate à seca, alargamento da rede sanitária e melhoria do ensino superior, entre outros. MS/ART