Pretória (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, rendeu, esta quinta-feira, homenagem, aos heróis sul-africanos da luta contra o apartheid, no Museu Memorial Parque da Liberdade de Pretória (Freedom Park).
O local acolhe também nomes de figuras angolanas como a rainha Nzinga Mbandi, heroína angolana contra a resistência colonial, e Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.
No livro em memória aos falecidos, João Lourenço escreveu que é com elevada honra e um interesse muito especial que visita o memorial de alto significado histórico para a África do Sul e para todas as nações da região Austral do Continente.
“É uma ocasião que me permite homenagear proeminentes figuras que contribuíram decididamente para a eliminação do hediondo antigo regime do Apartheid”, deixou escrito no livro o Chefe de Estado angolano, que esteve em visita de trabalho à África do Sul, a convite do seu homólogo, Cyril Ramaphosa.
Para João Lourenço, “este lugar, de recolhimento e reflexão, é um eterno raio de luz que nos lembra o quanto vale a pena lutar pela Liberdade dos Povos e dos Homens, independentemente do preço que se tenha de pagar”.
Aproveitou para deixar também uma palavra de encorajamento e de louvor aos homens e mulheres que cuidam do lugar de memória com notável zelo, vincando em todos os visitantes a certeza de que a história de luta e vitória que ele simboliza será preservada para as gerações que se seguirão . AFL/ART