Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje, quarta-feira, homenagem ao basquetebolista Ângelo Victoriano, falecido sábado, em Luanda, por doença.
No Pavilhão da Cidadela Desportiva, onde estão a ser velados os restos mortais de Ângelo Vitoriano, o Chefe de Estado depositou uma coroa de flores junto à urna do malogrado , cumprimentou a família e assinou o livro de condolências.
No livro de condolência João Lourenço expressou “profunda dor e endereçou sentidas condolências à família enlutada, em seu nome, da sua família e do Executivo angolano”.
Os restos mortais do oito vezes campeão africano de basquetebol vão ser enterrados esta quarta-feira, no Cemitério da Santa Ana.
Ângelo Victoriano, recorde-se, foi distinguido em Agosto de 2023 pela FIBA Mundo pelos feitos alcançados com a Selecção Nacional em distintas competições internacionais.
Tornou-se no segundo angolano a merecer esta distinção "FIBA Hall of Fame", depois de Jean-Jacques da Conceição, antigo poste, também do 1º de Agosto, em 2013.
Foi, igualmente, o único basquetebolista africano que conquistou oito campeonatos africanos da FIBA, superando Jean Jacques da Conceição e Carlos Almeida, ambos com sete títulos cada.
Ângelo Monteiro dos Santos Victoriano, irmão mais velho dos antigos basqueteolista Edmar Victoriano (Baduna) e Puna Victoriano, nasceu no Bairro Marçal, em Luanda, no dia 08 de Fevereiro de 1968.
Começou a carreira desportiva em 1982, aos 14 anos de idade. Transferiu-se para o Petro de Luanda com 16, tendo sido convocado para a Selecção Nacional júnior para o Campeonato Africano das Nações disputado em Maputo (Moçambique).
Durante a carreira, o antigo extremo poste conquistou quatro títulos de campeão nacional pelos “tricolores”, seis pelos “militares” do Rio Seco, um pelo Atlético Sport Aviação (ASA) e igual número pelo Queluz de Portugal.
Pela equipa do 1.º de Agosto arrebatou ainda três troféus de clubes africanos, enquanto pela Selecção Nacional de seniores conquistou oito títulos africanos (1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003 e 2005).
Estreou-se no Campeonato do Mundo da Argentina em 1990, seguido de presenças nas edições disputadas no Canadá (1994) e Estados Unidos da América (1998).
Ângelo Victoriano competiu também nos Jogos Olímpicos de Barcelona (Espanha), em 1992, Atlanta (EUA), 1996, Sydney (Austrália), em 2000, e Atenas na Grécia, em 2004.
Em 2009 atingiu a carreira de treinador assistente na formação do Clube Desportivo 1º de Agosto. PA/ART