Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, chegou na noite desta sexta-feira a Luanda, proveniente de Abidjan onde cumpriu uma visita de 48 horas, a convite do seu homólogo Alassane Ouattara.
À sua chegada, João Lourenço foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, entre outras individualidades presentes para o efeito.
Na capital ivoriense, para além de manter um encontro privado o seu anfitrião, presenciou a assinatura de 14 acordos de cooperação entre os dois países, nos sectores da agricultura, petróleo e gás, administração do território, turismo, cultura, investigação científica, saúde, comunicação social, entre outros.
Na ocasião, João Lourenço referiu que Angola busca experiências da Côte d'Ivoire no sector agrícola para aumentar os níveis de produção e garantir a segurança alimentar.
Ainda no primeiro dia da visita, o presidente angolano foi homenageado com o título de cidadão honorário da Côte d'Ivoire, seguido de uma cerimónia tradicional que o tornou num dos chefes da tribo Atchan.
Por outro lado, o estadista angolano foi condecorado com a "Grande Cruz da Ordem Nacional", a mais alta distinção da Côte d'Ivoire, bem como foi agraciado com um jantar oficial.
No último dia, João Lourenço visitou a fábrica Cemói-ci, vocacionada à produção de chocolates e outros derivados do cacau, assim como manteve um encontro com angolanos residentes naquele país. VIC