Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra, em Luanda, depois de assistir, este domingo, em Kigali, à cerimónia de investidura do seu homólogo rwandês, Paul Kagame, reeleito em Julho passado, para mais um mandato de cinco anos.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, o PR recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
O estadista angolano testemunhou o acto na companhia de mais de 20 chefes de Estado africanos, bem como alguns representantes de organismos internacionais, entre outras individualidades.
Antes da cerimónia de tomada de posse, João Lourenço e Paul Kagame tiveram um encontro, durante o qual abordaram questões relacionadas com o processo de consolidação da paz e segurança, na República Democrática do Congo (RDC).
Como resultados dos esforços de mediação do Presidente angolano, na qualidade de Campeão União Africana (UA) para a Paz e Reconciliação, Angola testemunou, a 30 de Julho do corrente ano, um acordo de cessar-fogo entre o Rwanda e RDC que incide sobre a região oriental congolesa.
Paul Kagame, nascido a 23 de Outubro de 1957, venceu as eleições presidenciais de Julho, com com 99% dos votos, assegurando o seu quarto mandato.
A cerimónia ficou marcada pelo cumprimento de normas protocolares, desfile das forças de defesa e segurança, bem como actividades de carácter cultural.
Paul Kagame tornou-se Presidente do Rwanda, em 2000, eleito pelo Parlamento, após a demissão do então Chefe de Estado, Pasteur Bizimungu, ao que se seguiram outras quatro eleições por sufrágio universal. AFL/ART