Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou a Luanda esta quinta-feira, proveniente de Espanha, onde participou na Conferência Global sobre o Impacto da Vacinação, que decorreu de 13 a 15 de Junho.
No aeroporto "4 de Fevereiro", o Chefe de Estado angolano recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de membros do Executivo.
Na capital de Espanha (Madrid), o
Presidente angolano, João Lourenço, foi distinguido com um livro intitulado "A Arte de Salvar Vida", como reconhecimento do seu esforço no combate à pandemia da Covid-19.
No acto, João Lourenço agradeceu o apoio dos parceiros, entre os quais a Iniciativa Covax, a Gavi, a OMS e o UNICEF, bem como o governo espanhol, para o êxito do programa de vacinação contra a Covid-19.
Também em Madrid, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, avaliaram o nível da cooperação e amizade dos dois países.
Durante o encontro as duas entidades passaram em revista o estado actual das relações bilaterais, nos mais variados domínios.
A presença do líder angolano em Espanha se deve a um convite da GAVI (Aliança Global para as Vacinas) e do Governo espanhol, tendo em atenção a sua participação destacada na vacinação contra a Covid-19 em África.
A Conferência Global sobre o Impacto da Vacinação teve a participação, entre outras entidades, de representantes de organizações multilaterais, governos, sociedade civil, empresas e de universidades.
O encontro avaliou o impacto alcançado pela Gavi (iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates) de Janeiro de 2021 até o mês em curso, período em que a iniciativa enfrentou o duplo desafio de apoiar, com os seus parceiros, a imunização de rotina e corresponder às necessidades da Covid-19. AL/ADR