Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, reconheceu, esta quarta-feira, os serviços prestados pelas diversas instituições públicas e privadas e o comportamento cívico assumido por todo o povo angolano durante a visita do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden.
O reconhecimento vem expresso numa nota lida pelo director do Gabinete de Estudo e Análise Estratégica da Casa Militar do Presidente da República, Norberto Garcia, durante uma reunião de balanço do Grupo Técnico da Comissão Organizadora da visita.
Angola acolheu o Presidente norte-americano, de 2 a 4 deste mês, acompanhado de uma numerosa e importante delegação constituída por políticos e empresários.
Na nota de agradecimento, João Lourenço exalta o desempenho dos auxiliares do Titular do Poder Executivo, dos órgãos da administração pública, das empresas públicas e privadas bem como das entidades colectivas, singulares e de todo o povo angolano.
Refere que a visita evidenciou o elevado nível de organização dos serviços de administração do país, reforçando a sua imagem, bem como o seu reconhecimento como parceiro confiável.
“Por este facto, enalteço a forma solene e cordial como decorreu a visita às províncias de Luanda e Benguela da Delegação Presidencial durante as 72 horas ao nosso país”, realça.
De acordo com o Chefe de Estado, também é justo reconhecer que o sucesso da visita do Presidente Joe Biden, para além da sua transcendência política, representa mais uma vitória que se junta às demais na história do país neste percurso de 50 anos da Independência.
“Por isso, manifesto o meu orgulho e satisfação pela eficácia e eficiência do trabalho desempenhado por todas as pessoas colectivas e individuais, públicas e privadas, envolvidas no programa da histórica visita do Presidente norte-americano ao nosso País, e agradecer ao povo angolano pelo comportamento cívico e hospedeiro demonstrado, hasteando bem alto a bandeira de Angola no contexto das Nações”, conclui o Presidente.
Órgãos de defesa e segurança
Numa outra nota de louvor, o Chefe de Estado, na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), expressou o seu reconhecimento em particular pelos serviços prestados pelos órgãos de defesa e segurança nacional durante a visita de Joe Biden.
No documento, lido pelo chefe do Estado-Maior-General adjunto das FAA para Educação Patriótica, general José Maria Marques, o Presidente João Lourenço refere que a qualidade do asseguramento, a destreza e prontidão dos efectivos dos órgãos de defesa e segurança, assim como os meios técnicos usados revelaram-se "de alto nível" dentro dos padrões internacionais de segurança.
“Reconheço que, durante a visita de Estado do Presidente Joe Biden às províncias de Luanda e Benguela, não se registaram quaisquer factos que pudessem ferir ou ameaçar a integridade física de todos os membros da delegação presidencial, os quais sentiram-se demasiado confortáveis durante a sua estadia no nosso país”, realça o Presidente da República.
Deste modo, considera igualmente justo reconhecer que o êxito da visita do Presidente norte-americano também se deveu ao trabalho profícuo dos órgãos de defesa e segurança, que se aliou à hospitalidade natural do povo angolano e se complementou com os serviços de segurança e de inteligência norte-americanos.
“Por este fato, manifesto o meu orgulho, satisfação e louvor às Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Serviços de Informação e Segurança do Estado, Serviços de Inteligência Externa, Serviços de Inteligência e Segurança Militar e os Serviços Aeroportuários e do Protocolo do Estado pela eficácia e eficiência do trabalho desempenhado”, escreve.ART