Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reconheceu esta quinta-feira, em Luanda, no quadro de uma visita de constatação às instalações da emissora católica, que as condições de trabalho dos quadros, necessitam de melhorias.
A visita fez parte da jornada de campo que levou também o Chefe de Estado as instalações das estações de televisão Rede Girassol e TV Zimbo.
Ladeado por membros da direcção-geral da emissora e do Executivo, com destaque para o ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, o Chefe de Estado, percorreu as pequenas instalações que acomodam a Rádio.
Em breves declarações aos microfones da emissora Católica de Angola, Joāo Lourenço disse que constatou com os ‘’próprios olhos’’ o sacrifício e as condições difíceis que os profissionais enfrentam, sem assumir compromissos.
No entanto, o Presidente garantiu que naquilo que o Executivo puder, vai ajudar a Rádio Ecclésia, que vai completar 70 anos de existência em Dezembro do ano em curso.
Fundada em 1954, fez a sua primeira emissão em 08 de Dezembro de 1954, com um emissor de ondas curtas de apenas de 50 Watts.
TV ZIMBO
Momentos antes, o Chefe de Estado constatou o funcionamento da TV ZIMBO, onde, além de percorrer as instalações televisivas, recebeu explicações detalhadas sobre o processo de funcionamento do canal, das redacções de informação, as áreas dos desportos, noticiosas e de entretenimento, das valências e debilidades da instituição.
Em declarações à imprensa, o coordenador da Comissão de Gestão da TV ZIMBO, Paulo Julião, afirmou que João Lourenço, que pela primeira vez visita uma estação televisiva que já foi privada e agora está sobre gestão pública, saiu com uma visão positiva.
O gestor disse que se pretende criar uma instituição moderna que permita acolher melhor os funcionários,tendo começado por apontar necessidades que vão desde o melhoramento do espaço de trabalho, até o alargamento dos estúdios .
A reabilitação e ampliação das estruturas da TV ZIMBO, segundo Paulo julião, visa proporcionar melhores condições de acomodação aos profissionais da casa.
Fazendo uma estimativa orçamental para uma urgente intervenção nas placas técnicas e automação da empresa, referiu que seria necessário um valor na ordem de sete mil euros, sem enumerar outras necessidades.
A TV ZIMBO foi a primeira emissora privada de televisão de Angola e tem uma comissão de gestão desde que foi entregue ao Estado angolano.
As emissões experimentais tiveram início no dia 14 de Dezembro de 2008, com o início das emissões regulares, a 15 de Maio de 2009, a primeira estação privada de Angola passou a emitir 18 horas diárias de programação variada e generalista. MR/MAG/VIC