Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recomendou hoje (sexta-feira) aos novos embaixadores, a defenderem os interesses de Angola, sobretudo, na atracção do investimento estrangeiro e de turistas para o país.
Ao intervir na cerimónia de posse de seis (6) embaixadores, João Lourenço defendeu a necessidade da salvaguarda do nome e dos interesses de Angola no exterior nas vertentes política, comercial, turística, cultural e económica.
“Ao apostar em vós acreditamos que são os quadros adequadas para poderem cumprir com este papel”, exprimiu o Chefe de Estado, que, na ocasião, desejou sucessos aos empossados.
Tomaram posse Agostinho de Carvalho dos Santos Van-Dúnem, embaixador nos Estados Unidos da América, Albino Malungo, Zâmbia, Alcino dos Prazeres Izata Francisco da Conceição, Reino da Noruega.
Foram igualmente empossados Emílio Miguel de Carvalho Sobrinho, para embaixador na Sérvia, Rui Orlando Ferreira de Ceita da Silva Xavier, África do Sul, e Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, no Império do Japão.
Testemunharam a cerimónia, decorrida no Salão Nobre do Palácio Presidencial, a Vice-presidente da República, Esperança da Costa e membros do governo.
Reforço da cooperação
Nas suas primeiras declarações à imprensa após o empossamento, os embaixadores nos Estados Unidos, Agostinho Van-Dúnem, e na África do Sul, Rui Xavier, manifestaram a intenção de primar pelo reforço da cooperação nos diversos sectores.
“Vamos dar continuidade ao trabalho em curso, procurando o reforço da cooperação bilateral e também identificar com as autoridades norte-americanas novas áreas“, disse na ocasião Agostinho Van-Dúnem.
Rui Xavier, indicado para a África do Sul destacou a importância da cooperação com este país no contexto da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e, no geral, a nível internacional. AFL/AL/ADR