Paris (Dos enviados especiais) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manteve, no início da noite desta quinta-feira, em Paris, um encontro de cortesia com a presidente da Assembleia Nacional francesa, Yara Braun-Pivet, no cumprimento da sua visita de Estado de 48 horas a França.
O Chefe de Estado angolano recebeu de Yara Braun-Pivet informações detalhadas sobre o funcionamento da Casa das Leis de França.
No final da visita, deixou registadas as suas impressões no Livro de Honra da instiuição, declarando-se impressionado com todo o trabalho realizado na Casa das Leis para garantir os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade.
“Sinto-me honrado com a oportunidade que me foi oferecida para visitar esta sede da Assembleia Nacional da República Francesa, de onde saio com excelente impressão sobre todo o trabalho realizado nesta instituição, para garantir os valores da liberdade, da Igualdade e da Fraternidade", escreveu.
Para João Lourenço, estes valores prevalecem de forma sólida e consistente na sociedade francesa, e nos quais se inspiraram outros povos "que seguiram um rumo similar ao vosso".
A sua deslocação ao edifício-sede da Assembleia Nacional francesa aconteceu pouco depois de se encontrar em privado com o seu homólogo Emmanuel Macron antes da abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países.
Para sexta-feira, segundo e último dia da visita, o Presidente João Lourenço discursa no Fórum Económico França-Angola, que vai reunir mais de 120 empresas dos dois países que operam em vários ramos de actividade.
João Lourenço cumpre, desde a manhã desta quinta-feira, em Paris, uma visita de Estado consagrada ao aprofundamento dos laços de cooperação entre Angola e França.
É a segunda deslocação do género, depois da realizada em Maio de 2018, pouco depois da sua investidura para o primeiro mandato à frente dos destinos do país. IZ