Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta quinta-feira a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e deverá completar a vacinação até Julho próximo.
O Titular do Poder Executivo recebeu a vacina Sputnik, no Complexo Turístico Paz Flor, no Morro Bento, distrito Urbano da Samba, que desde Março último é a base de vacinação contra a Covid-19 na capital angolana.
Nesta quinta-feira, receberam, também, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a primeira-dama, Ana Dias Lourenço, o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, e o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
A vacina Sputnik V, de fabrico russo, está entre as mais utilizadas no mundo, para prevenir casos de infecção contra a Covid-19. Segundo especialistas, o imunizante tem uma eficácia científica de 97 por cento, em duas dozes.
Angola recebeu, na última terça-feira, 40 mil doses da vacina Sputnik.
O plano de vacinação em curso em Angola prevê imunizar cerca de 54 por cento da população, um total de 16.823.284 indivíduos maiores de 16 anos, reduzir a mortalidade, o aumento de casos de Covid-19, bem como permitir a retoma do normal funcionamento das actividades económicas e sociais.
O Executivo prevê receber, durante o mês em curso, mais um lote de 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, Pfizer e Sputnik.
Trata-se de um lote de 12 milhões de doses da vacina Sputnik, para imunizar seis milhões de pessoas, mais de quatro milhões da Johnson & Johnson e mais de um milhão da Pfizer.
Histórico e situação
Em Angola, a campanha de vacinação contra a Covid-19 começou em Março último. Na primeira fase, abrangeu os profissionais de saúde, forças de defesa e segurança, idosos, portadores de comorbilidades, professores, população a partir dos 40 anos, entre outras pessoas expostas.
O Presidente da República tem sido elogiado e encorajado a prosseguir com as medidas do Executivo para atenuar o impacto negativo da pandemia da Covid-19 em Angola.
No país, os dois primeiros casos positivos de Covid-19 foram anunciados a 21 de Março de 2020, pela ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Até a presente data, foram registados um total de 29.405 casos positivos, com 645 óbitos, 25.187 recuperados e 3.362 activos.
Dos activos, 20 são críticos, 36 graves, 147 moderados, 74 leves e 3.085 assintomáticos, segundo dados de quarta-feira última (12 de Maio).