Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR recebe mensagem do homólogo do Djibouti sobre reforço da cooperação 

     Política              
  • Luanda • Quarta, 23 Outubro de 2024 | 20h25
Presidente João Lourenço recebe mensagem do homólogo do Djibuti
Presidente João Lourenço recebe mensagem do homólogo do Djibuti
Pedro Parente - ANGOP

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quarta-feira, uma missiva do seu homólogo do Djibouti, Ismail Guelleh, na qual expressa o desejo do reforço da cooperação bilateral e multilateral.

Foi portador da carta Mahmoud Ali Youssou, ministro dos Negócios Estrangeiros do Djibouti, recebido em audiência pelo estadista angolano.

Abordado pela imprensa para mais detalhes sobre o conteúdo da missiva, o ministro disse que a mesma versa sobre a necessidade de as partes incrementarem a cooperação ao mais alto nível.

Afirmou que o seu país tem experiências no âmbito logístico, tal como na criação de corredores e Angola também está a desenvolver internamente corredores, factores  fundamentais para os dois países, bem como para dinamizar as potencialidades africanas.

Lembrou que as partes têm já três instrumentos assinados, como o acordo quadro de cooperação, que abarca quase todas as áreas de interesse comum, de isenção de vistos em passaportes diplomáticos  e no âmbito das energias renováveis, sobretudo, quanto ao transporte deste bem para fazer chegar ao último consumidor.

Segundo Mahmoud Ali Youssou, actualmente interessa para o seu país extender a cooperação no âmbito da logística, porque sabe-se que Angola tem o Corredor do Lobito, e Djibouti tem experiência neste domínio, já que possui um corredor que atravessa a Etiópia e Sudão do Sul.

"Um dos pontos mais importantes  que deve fazer parte da nossa cooperação é a transformação dos nossos recursos. Devemos trabalhar para que os recursos que extraímos no nosso solo sejam transformados internamente, porque vai dar um valor acrescido e vai fazer com que tenhamos mão de obra interna e permaneçam localmente antes de serem exportados", apontou o diplomata.

União Africana 

Por outro lado, referiu que o Presidente Ismail Guelleh solicita ao Chefe de Estado angolano apoio para a candidatura do Djibouti, na pessoa do ministro dos Negócios Estrangeiros, Mahmoud Ali Youssou, para concorrer à

presidência da Comissão da União Africana.

Disse que a ideia é criar sinergias já que Angola assume no próximo ano a presidência rotativa da organização e, neste quesito, a experiência de ambos será importante para a criação de mecanismos tendentes ao desenvolvimento de infra-estruturas que possam ajudar África a crescer. 

Por outro lado, expressou que, na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação, o Presidente João Lourenço poderá contar com a inteira disposição de Djibouti, caso seja eleito presidente da Comissão da União Africana. 

Reconheceu que João Lourenço já deu mostras da sua capacidade e trabalhou bastante para a questão da paz na República Centro-Africana, onde obteve resultados muito positivos, razão pela qual estará aberto para poder ajudar na sua agenda, cujos pontos fortes são a questão da justiça para os afrodescendentes e a paz e segurança.

“É uma sinergia que vamos utilizar.  Eu no meu papel serei praticamente como o seu braço de execução daquilo que serão os projectos engendrados por ele, quando estiver a dirigir a nossa organização continental”, asseverou

As relações de amizade e cooperação entre a Angola e a República do Djibouti têm-se fortalecido, especialmente após a assinatura de três instrumentos jurídicos de cooperação, ocorrida em Fevereiro do presente ano, à margem da 43ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana. 

Estas relações são consideradas excelentes e cada vez mais cooperativas nos mais variados domínios de interesse comum. 

O Djibouti, localizado no Corno de  África, é um país onde se fala predominantemente francês e árabe. 

A paisagem é caracterizada por matagais, formações vulcânicas e pelas praias do Golfo de Áden.

O país abriga um dos corpos de água mais salgados do mundo, o lago Assal, abaixo do nível do mar, no Deserto de Danakil. 

Há assentamentos dos nómades afares ao longo do lago salgado Abbe, que apresenta formações minerais parecidas com chaminés.ART





Fotos em destaque

Plantadas na Huíla mais de 45 mil árvores em 2024

Plantadas na Huíla mais de 45 mil árvores em 2024

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h37

Navio Cruzeiro atraca em Luanda com mais de 200 turistas

Navio Cruzeiro atraca em Luanda com mais de 200 turistas

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h33

Cunene legaliza 18 festas de réveillon

Cunene legaliza 18 festas de réveillon

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h27

Polícia recupera mais de 900 cabeças de gado furtadas no Cunene

Polícia recupera mais de 900 cabeças de gado furtadas no Cunene

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h22

Instituto Nacional de Luta contra as drogas sensibiliza automobilistas

Instituto Nacional de Luta contra as drogas sensibiliza automobilistas

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h16

Angola alcança ascensão histórica no ranking FIFA

Angola alcança ascensão histórica no ranking FIFA

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h10

Visita do PR a Omã resulta em quatro instrumentos jurídicos

Visita do PR a Omã resulta em quatro instrumentos jurídicos

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 13h03

Agricultores querem mais incentivos à sua actividade

Agricultores querem mais incentivos à sua actividade

 Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 12h55


Notícias de Interesse

Rússia corta gás à Europa a partir de quarta-feira

 Terça, 31 Dezembro de 2024 | 19h56

Antigos combatentes somam ganhos em Benguela

 Terça, 31 Dezembro de 2024 | 19h05

Benguela regista avanços significativos na saúde

 Terça, 31 Dezembro de 2024 | 18h25

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+