Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quarta-feira, em audiências separadas, os seus homólogos da Etiópia e Cabo Verde, respectivamente, Sahle-Work Zewde e José Maria Neves.
No final da audiência, a Presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde, disse à imprensa que o encontro de cortesia serviu para abordar questões, entre outras, como o reforço das relações bilaterais.
"Estou em Luanda a participar na III Bienal e por isso aproveitei para fazer uma visita de cortesia ao meu irmão presidente João Lourenço", esclareceu a Estadista etíope.
Adiantou que os dois países têm boas relações, em vários níveis e datam desde o início da luta de libertação para independência de Angola.
Por outro lado, José Maria Neves disse que conversou com João Lourenço, na qualidade de Campeão da Paz da União Africana, sobre a paz e reconciliação no continente, lembrando a existência de áreas de conflito na região central mediada pelo Chefe de Estado angolano.
"Esperamos que nos próximos tempos possamos ter paz e boas relações entre os diferentes países para podermos acelerar o ritmo de transformação sócio-económica do continente, bem como as eleições na República Democrática do Congo e que sirva para reforçar a democracia, as instituições e garantir a paz e o desenvolvimento", sublinhou.
Referiu que no encontro também se abordou as relações entre os dois governos, havendo perspectivas boas nas áreas dos transportes e turismo, para além dos investimentos que já estão em Cabo Verde, nomeadamente na área da banca, combustíveis e telecomunicações.
Considerou que as relações são muito boas e excelentes e a abertura das duas partes para o reforço das mesmas só ajuda a torná-las excelentes.
"São dois povos amigos, de modo que foi um encontro de amigos para fazer a avaliação das excelentes relações e perspetivar o melhor futuro para os dois países", concluiu. VIC/ADR