Gaborone (Do enviado especial) - O conflito na República Democrática do Congo (RDC) afecta directamente todo o processo de desenvolvimento e de integração da SADC, lamentou esta sexta-feira, em Gaborone, Botswana, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Discursando no encontro com altos funcionários do Secretariado Executivo da SADC, o também presidente em exercício da comunidade frisou que a principal preocupação da organização, quanto à paz e segurança, continua a ser a situação reinante na RDC, onde se tem verificado um preocupante agravamento do conflito no leste do país.
Referiu o compromisso assumido pela organização no sentido de enviar um destacamento das forças da Brigadas da SADC, para ajudar a RDC a encontrar os caminhos mais rápidos para a estabilidade e pacificação total da região.
João Lourenço ressaltou que, ainda no âmbito da paz e segurança, é possível notar que o panorama actual em Moçambique é consideravelmente mais tranquilo devido ao desdobramento das forças da SADC no país.
Considerou o apoio às forças de defesa de Moçambique como um trabalho digno de registo, no que diz respeito à luta contra o terrosrismo e o extremismo, na província de Cabo Delgado.
Por isso, o Presidente saudou os Estados-membros que contribuíram financeiramente e com o envio de efectivos para estas duas missões, bem como se solidarizou com as famílias dos soldados que perderam a vida durante as mesmas.
"Os êxitos registados, até ao momento, não teriam sido possíveis se a SADC não contasse com o apoio e a entrega de cada um dos Estados e de cada um dos soldados colocados nestas zonas", reconheceu.
Em nome da organização, transmitiu às autoridades e ao povo do Malawi os mais sentidos pêsames pela perda trágica do Vice-Presidente do país, Saulos Chilima, vítima de acidente de aviação, ocorrido no último dia 10 deste mês.
Lamentou igualmente a morte do antigo primeiro-ministro de Angola e presidente da Assembleia Nacional, Fernando França Van-Dúnem, ocorrida quarta-feira, em Lisboa, Portugal, por doença.
Corredor do Lobito
Durante o seu discurso, o Presidente destacou a importância do Corredor do Lobito para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), por contribuir para a revitalização e dinamização de vários empreendimentos, com impacto na economia regional.
Enalteceu a postura do Secretariado da organização no cumprimento das directivas da organização e por levar a cabo uma política de igualdade do género bastante consistente.
O Chefe de Estado angolano realçou também a postura da instituição por revelar constantemente um alto nível de vigilância e atenção a todas as ocorrências e fenómenos que se registaram na região e, em função disso, desencadearam acções, iniciativas e respostas rápidas e eficazes.
João Lourenço efectuou uma visita ao edifício sede da SADC em Gaborone, Botswana, na qualidade de Presidente em exercício da organização regional, tendo descerrado a placa que assinala esta primeira passagem pela sede da organização. IZ/ART