Saurimo - O Presidente da República, João Lourenço, garantiu nesta segunda-feira, em Saurimo, província da Lunda Sul, a contínua aposta na diversificação da economia, investindo noutras fontes de receitas, para além da exploração petrolífera e diamantífera.
João Lourenço, que falava após a inauguração do projecto mineiro de Luele, disse que o objectivo é atrair outros investidores, sobretudo as grandes multinacionais dos recursos minerais, como ocorreu com o regresso da gigante De Beers.
Congratulou-se com o facto de outra grande empresa de exploração de diamantes e outros minérios, a “Rio Tinto”, investir pela primeira vez no país.
O Titular do Poder Executivo manifestou-se comprometido em respeitar a chamada “iniciativa para a transparência nas indústrias extractivas”, sujeitando-se ao escrutínio desta organização internacional.
João Lourenço declarou que o país vai procurar “fazer as coisas às claras, com toda a transparência possível para aumentar a confiança dos investidores”.
Projecto mineiro Luele
Considerado o maior projecto diamantífero do país e o terceiro maior kimberlito do mundo, o projecto mineiro Luele é uma mina de depósito kimberlítico, que numa primeira fase poderá atingir pouco mais de um milhão de quilates por ano e uma receita bruta de 60 milhões USD/ano.
Está implantada numa área de 104 hectares e dados preliminares apontam para a ocorrência na mina de uma reserva de 350 milhões de quilates e vida útil de 60 anos, 600 metros de profundidade.
A mina começou a sua prospecção entre os anos 2007/2008 e prevê empregar na primeira fase mil e 30 trabalhadores, dos 1.500 previstos.
Um balanço apresentado pela ENDIAMA, em 2021, sobre as realizações da empresa, naquele ano, indica que a mina produziu cerca de 1,7 milhões de quilates de diamantes, numa produção média mensal de diamantes de 143,7 mil quilates.
O Presidente da República encontra-se em Saurimo para uma visita de trabalho de dois dias, durante os quais, além da inauguração do projecto mineiro Luele, vai presidir a uma reunião com o governo provincial, para uma avaliação genérica da situação na Lunda-Sul. JFS/VC/ADR