Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR reafirma aposta e confiança na juventude

     Política              
  • Luanda • Terça, 15 Outubro de 2024 | 18h36
Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, esta terça-feira, na mensagem sobre o Estado da Nação, o contínuo investimento na juventude, criando as bases para a sua formação académica e profissional, para que esteja à altura dos desafios do país.

“Os nossos jovens são o maior activo de que o nosso país dispõe, devendo merecer, por isso, cada vez mais espaço de inserção e mais oportunidades para realizarem os seus sonhos, devendo sua ocupação positiva continuar a merecer a nossa melhor atenção”, vincou o Chefe de Estado na sua comunicação, que simbolizou a abertura de mais um ano parlamentar.

Disse que a formação e a empregabilidade estão intimamente ligadas, particularmente num país como Angola, com uma população maioritariamente jovem e em permanente crescimento, com os desafios daí decorrentes para o mercado de trabalho.

O estadista informou que no I semestre deste ano, a taxa de desemprego bruta foi de 32,3% , ainda acima do desejado. Porém, fruto das diferentes medidas de estímulo à economia, foram gerados 292.689 empregos líquidos.

Para melhorar a abordagem do desemprego, uma das principais questões que afligem a juventude, João Lourenço frisou que o Executivo está a implementar a Agenda Nacional do Emprego.

Foi igualmente institucionalizado o Fundo Nacional de Emprego, com um orçamento inicial de 21 mil milhões de Kwanzas para apoiar as mais diferentes iniciativas.

“Neste domínio, vemos como estruturante a aposta na formação profissional dos nossos jovens. Em 2024, o número de Centros de Formação Profissional aumentou de 1.313 para 1.646”, realçou.

Em relação aos centros públicos, sublinhou a entrada em funcionamento do CINFOTEC Huambo e dos Centros Integrados de Emprego e Formação Profissional de Moçâmedes e do Cuito, sendo que foi já lançada a primeira pedra para a construção de infraestrutura similar em Cabinda.

Fazendo alusão às estatísticas, detalhou que, entre 2023 e o I semestre de 2024, foram formados 152.465 cidadãos, maioritariamente jovens, 80% dos quais por via da oferta pública.

Referir também que 11.348 jovens foram beneficiados com capacitação, microcrédito e kits profissionais para apoio e fomento do auto emprego, sendo que 3.343 jovens foram encaminhados para o Programa de Estágios Profissionais e foram atribuídas 1.283 carteiras profissionais nos vários sectores de actividade económica.

“Temos confiança na nossa juventude e vamos continuar a apostar nela, particularmente promovendo medidas de fomento do emprego e do autoemprego”, sublinhou.

A par do desemprego, o Presidente reconheceu que a habitação constitui outro problema que dificulta muito a concretização dos sonhos dos jovens.

Entretanto, lembrou que, nos últimos quinze anos, o sector público fez um esforço enorme para mitigar o déficit habitacional que o país tem e que continua alto.

Com intervenção pública directa, referiu que estão em curso projectos habitacionais nas províncias do Cuanza-Norte, do Cuanza-Sul, de Luanda, da Lunda-Sul, de Malanje e do Zaire.

Ainda assim, admitiu que não serão suficientes, pois precisa-se de trabalhar para criar as condições para que o sector privado acredite no potencial do investimento imobiliário do país.

Como alternativa, defendeu que um dos eixos importantes a considerar é o da autoconstrução, pelo estão a ser lançadas as bases para que os vários municípios do país tenham terrenos loteados e, na medida do possível, infra-estruturados, para colocar à disposição da população. ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+