Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presidente angolano quer tecnologias ao serviço da modernização industrial   

    Angop logo
     Política              
  • Luanda • Segunda, 12 Junho de 2023 | 12h24
Presidente da República, João Lourenço, visita stands no ANGOTIC 2023
Presidente da República, João Lourenço, visita stands no ANGOTIC 2023
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, declarou hoje, segunda-feira, que o sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação deve desempenhar o papel de alavanca para a modernização tecnológica da indústria e propiciar o desenvolvimento económico e social do país.

Ao discursar na abertura da 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, afirmou que apesar dos recursos minerais, como petróleo e gás, o país vive um novo paradigma com perspectiva de um crescimento da economia não petrolífera, tendo como principal actor o sector privado.

Na sua intervenção, o Chefe de Estado angolano referiu que o sector é chamado a desempenhar o papel de alavanca da economia nacional.

O Presidente João Lourenço destacou a importância das redes de banda larga, suportadas numa rede robusta de comunicações electrónicas, se tornarem numa ferramenta fundamental para garantir aos cidadãos e à sociedade o acesso aos serviços da chamada sociedade de informação.

Adiantou que a banda larga pode assegurar o acesso à telemedicina, ensino à distância, formação electrónica e outros serviços associados contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde, educação, inclusão social, da segurança alimentar, igualdade do género, bem como no combate à fome e pobreza, garantindo desta forma o desenvolvimento sustentável do país.

O Presidente da República partilha da visão da União Internacional de Telecomunicações (UIT) que realça a necessidade de expansão da internet para que esteja ao alcance de um maior número possível de cidadãos do mundo, se possível de todos.

João Lourenço congratulou-se com o facto de UIT e UNESCO colocarem Angola entre os países que estão próximos de atingir metas estabelecidas globalmente rumo à inclusão digital, devido aos investimentos em infra-estruturas.

Explicou que a melhoria da conectividade e o aumento da inclusão digital são um dos eixos da acção estabelecida pelo Executivo no Livro Branco das Telecomunicações,  Tecnologias de Informação e Comunicação 2019/2020.

O Titular do Poder Executivo afirmou que a aposta na diversificação da economia e na produção nacional começa a dar os seus frutos.

O Presidente da República referiu que o sector das  Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação do país encontra-se em franco crescimento,  a julgar pelos últimos projectos concluídos e outros em preparação técnica, destacando a construção e colocação em órbita do ANGOSAT 2, como parte do programa espacial nacional.

Enalteceu também as ligações terrestre e submarina  e fibra óptica para Cabinda, os trabalhos para a construção de segundo satélite de observação da terra, e os projectos de expansão da rede nacional de banda larga em  fibra optica, e de televisão digital terrestre.

Mencionou também a participação no consórcio do cabo submarino de fibra óptica internacional II África, acompanhado por um aumento dos programas de formação para os quadros jovens. JFS/AL/ADR

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Cazengo potencializa jovens para auto emprego

 Terça, 18 Março de 2025 | 16h00

FAS lança Inclusão Produtiva em Camacupa

 Terça, 18 Março de 2025 | 15h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+