Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, exortou os embaixadores empossados esta segunda-feira a praticarem políticas que contribuam para a atracção de investimento privado e promovam o turismo nacional.
Ao falar na cerimónia de posse de 13 embaixadores, a maioria dos quais abrangidos no processo de rotação efectuada pelo Presidente da República, a semana pasada, João Lourenço manifestou a sua confiança nos mesmos e recomendou a defesa do bom nome de Angola no exterior.
Exortou os diplomatas a contribuírem para o reforço dos laços de amizade e cooperação com os governos dos países para onde foram indicados a exercer as respectivas missões.
“Faço votos de muitos sucessos no desempenho das funções que passam a exercer a partir da presente data”, exprimiu o estadista angolano numa breve declaração.
Na Salão Nobre do Palácio Presidencial, em Luanda, foram empossados José Gonçalves Martins Patrício como embaixador no Reino Unido, Ana Maria de Oliveira (Escritórios das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra), Carlos Cruz de Lemos Sardinha (Cuba), Edgar Augusto Brandão Gaspar Martins (Bélgica e União Europeia) e Fernando Miguel (Vietname).
João Salvador dos Santos Neto (Turquia), Joaquim do Espírito Santo (Gabão), Mankento Sebastião Lopes (Egipto), Maria Cândida Pereira Teixeira (UNESCO), Mário de Azevedo Constantino (Quénia e Escritórios da ONU em Nairobi), Nelson Manuel Cosme (Israel), Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen (China) e Syanga Kivuila Samuel Abílio (Coreia do Sul) também tomaram posse.
A missão de um embaixador de Angola no exterior é representar e defender os interesses políticos, económicos, culturais e sociais, que passa pelo fortalecimento e desenvolvolvimento de parcerias entre Angola e o país anfitrião nessas áreas, bem como proteger e garantir os direitos e interesses dos cidadãos angolanos residentes no exterior e apoiar empresas e investidores angolanos.
Divulgar a cultura, história e valores angolanos, promovendo uma imagem positiva do país no exterior, assim como fomentar e atrair investimentos estrangeiros e o comércio entre os dois países são entre outras tarefas do embaixador. AFL/VIC