Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta quinta-feira, a necessidade do estreitamento dos laços de amizade e o desenvolvimento de uma cooperação bilateral frutuosa, em diferentes áreas, entre Angola e a Áustria.
Em mensagem de felicitações endereçada ao seu homólogo austríaco, Alexander Van Der Bellen, no quadro das celebrações do Dia Nacional da Áustria, João Lourenço afirma que o estreitamento da cooperação visa contribuir para o bem-estar e o progresso dos dois países e povos.
As repúblicas de Angola e da Áustria estabeleceram relações político-diplomáticas e de cooperação a 14 de Outubro de 1981.
As relações entre os dois Estados, embora tímidas, apresentam potencial para crescimento em áreas nas quais a Áustria detém o know-how e que são de interesse para a economia angolana, tais como saúde, indústria petrolífera e alimentar, protecção ambiental, energias renováveis, tecnologias, formação profissional, cultura e turismo.
O quadro da cooperação económica entre Angola e a Áustria é caracterizado pela disponibilidade de créditos bonificados do Governo austríaco, que variam entre os três (3) a sete (7) milhões de euros, dependendo do projecto apresentado pelo país, destinado a financiar projectos sociais em Países Menos Avançados (PMA), no sector da saúde, protecção civil, linhas-férreas, tratamento de lixo, gestão de águas residuais e abastecimento de água potável.
Destacam-se, nas trocas comerciais, a importação de equipamentos para a barragem hidroeléctrica de Laúca, fornecidas pela empresa austríaca Andritz Hydro, que colabora com Angola desde 1953, por meio da qual a importação de equipamentos, entre 2013 e 2016, atingiu cerca de 200 milhões de euros. VM