Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manifestou hoje, quarta-feira, em Luanda, o interesse numa cooperação sólida e dinâmica com a República do Senegal, capaz de permitir o aproveitamento das reais potencialidades dos dois países.
O Estadista angolano discursava nas conversações oficiais com uma delegação do Senegal, chefiada pelo Presidente deste país africano, Macky Sall, que efectua uma visita oficial de 72 horas a Angola, a convite do seu homólogo.
Pouco antes de testemunhar a assinatura de acordos de cooperação nos domínios do petróleo, comércio e turismo, João Lourenço defendeu a criação de um ambiente de negócios que facilite a mobilização de empresas dos respectivos países.
Referiu que a estadia de Macky Sall demonstra a importância e urgência da retomada e normalização de contactos entre Angola e Senegal, depois de um longo interregno.
Almeja que a cooperação evolua para os domínios da agricultura, transportes, petróleo e gás, cultura, hotelaria e turismo, finanças, indústria e comércio, áreas essenciais para dinamizar a cooperação económica e empresarial entre os dois países.
Na ocasião, o Chefe de Estado angolano exortou o continente africano para dinamizar o seu potencial agrícola, com vista a contrapor a escassez de alimentos resultantes da crise provocada pela Covid-19 e pelos conflitos em África, Médio Oriente e na Europa.
Aconselhou o continente, neste complexo contexto global, a agir de modo determinado, com políticas bem definidas, no sentido de suprir o défice de produção alimentar que se vai registando no mundo.
Adiantou que a situação exige dos países africanos uma atenção muito especial, de modo a proteger, o máximo possível, os países africanos dos problemas económicos que se vão observando nas principais economias mundiais.