Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, participou, esta sexta-feira, numa reunião (em formato virtual), de chefes de Estado e de Governo, promovida pelo Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), consagrada à situação no Sudão.
Numa nota, a Presidência da República refere que a iniciativa da reunião coube ao Uganda, país que preside este mês ao Conselho de Paz e Segurança da UA, e resultou da avaliação da situação político-militar no Sudão que se deteriorou e tornou imperiosa uma atenção especial ao conflito.
O Presidente Yoweri Museveni promoveu um diálogo ao mais alto nível no caminho para se alcançar soluções duradouras e viáveis para o processo de paz sudanês.
Há um ano, foi adoptado o Roteiro da União Africana para a Resolução do Conflito no Sudão mas, no terreno, a situação se tem revelado catastrófica, com um grande número de baixas civis e destruição de infra-estruturas.
A guerra eclodiu em Abril de 2023 entre o exército, liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhane, e as Forças Paramilitares de Apoio Rápido (RSF) do seu antigo adjunto, o general Mohamed Hamdane Daglo.
O conflito causou dezenas de milhares de mortos e deslocou mais de nove milhões de pessoas, segundo a ONU.
Ambas as partes foram acusadas de crimes de guerra por terem deliberadamente visado civis, bombardeado áreas povoadas e bloqueado a ajuda humanitária, apesar da ameaça de fome que milhões de sudaneses enfrentam. VIC