Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, está a participar, neste sábado, na 13ª Sessão Extraordinária da Assembleia-Geral da União Africana (UA), que decorrem a partir de Johanesburgo, África do Sul, por videoconferência.
O Chefe de Estado angolano discursa a qualquer momento na reunião, cuja abertura coube ao Presidente da África do Sul e da União Africana, Cyril Ramaphosa.
A agenda de trabalhos a que a ANGOP teve acesso prevê a leitura da Declaração do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e do secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), Wamkele Mene.
Abarca também a apreciação de um relatório do líder e promotor da ZCLCA, Issoufou Mahamadou, igualmente Presidente do Níger, e a declaração dos Chefes de Estado e de Governo.
Prevê-se ainda a entrega dos instrumentos para o início das transações comerciais, pelo presidente da Comissão da União Africana, aos Estados-membros e ao secretário-geral da ZCLCA.
Está igualmente prevista uma Moção de agradecimento dos representantes do sector privado, promessas de apoio de parceiros estratégicos e a adopção da decisão que estabelece a base política e jurídica para a operacionalização da ZCLCA a partir de 01 de Janeiro de 2021, com as listas de concessões pautais e regras de origem acordadas.
No final da sessão, será adoptada a Declaração de Johanesburgo sobre o Início das Transcações Comerciais ao abrigo da Zona de Comércio Livre continental.