Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, esta quarta-feira, a cultura da paz de África e a diplomacia preventiva.
Na sua comunicação durante o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, em formato virtual, realizado no quadro do Dia da Paz e Reconciliação em África, João Lourenço observou que, no exercício das responsabilidades enquanto Campeão Africano para a Paz e Reconciliação, tem-se empenhado "na busca de soluções pacíficas para os diferentes conflitos no continente, encorajando permanentemente o diálogo e promovendo a consulta política como via para o reforço da confiança e para a construção de entendimento entre as partes desavindas".
João Lourenço tomou parte do evento por via de uma mensagem audio-visual, na sua qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África.
O Dia Africano da Paz e Reconciliação foi insttuído pela Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), durante a 16ª Cimeira Extraordinária do órgão, realizada em Maio de 2022, em Malabo, Guiné Equatorial, sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Maio de 2022, em Malabo, Guiné Equatorial. VIC/VM