Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, orientou, esta terça-feira, os chefes das missões diplomáticas a continuarem a elevar as relações de cooperação com os países onde exercem as funções, de modo a atrair investimento estrangeiro.
Ao intervir na cerimónia de posse de quatro embaixadores nomeados recentemente, no âmbito da rotação a nível da diplomacia, João Lourenço referiu que a atracção de investimento deve recair também sobre o sector do turismo, com vista a fortalecer os laços de amizade e cooperação económica, de uma forma mais ampla entre Angola os demais países.
“A vossa missão, nunca é de mais repetir, é a de procurar levar ao nível mais alto possível as relações entre o nosso país e as nações onde estarão acreditados, para atrair investimento desses países para Angola”, ressaltou.
Relativamente à rotação dos chefes de missões diplomáticas, João Lourenço referiu que o processo continua, à medida que for recebendo os “agrément” concedido pelos países acreditadores.
“Isto é um processo que tem como fim refrescar a nossa diplomacia. Portanto, os embaixadores não devem ficar tempo a mais nas missões em que estão acreditados, a exemplo do que os outros fazem. Todos os paíeses preocupam-se em fazer regularmente essa rotação, e com Angola não pode ser diferente”, assinalou.
No acto, decorrido no Salão Nobre do Palácio Presidencial, tomaram posse Alfredo Dombe, embaixador no Rwanda, Balbina Malheiros Dias da Silva, Espanha, Baltazar Diogo Cristóvão, Zimbabwe e José Filipe, Marrocos. AFL/ART