Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, nesta sexta-feira, por decreto, Manuel Francisco Pedro para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda/Bengo –EP.
Antes, segundo uma nota de imprensa da Secretaria de Imprensa da Presidência da República chegada à ANGOP, João Lourenço exonerou, por decreto, António Henriques da Silva do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda/Bengo-EP.
O Presidente exonerou igualmente Álvaro da Cunha Cândido Santos do cargo de Administrador Executivo da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda/Bengo-EP, tendo nomeado, em sua substituição, Adriano Celso dos Santos Vaz Borja.
A Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE) é um espaço fisicamente demarcado que comporta um perímetro com uma área de 4.717,91 hectares, destinado à ocupação industrial, constituindo o maior espaço em Angola para implementação de projectos da indústria.
Comporta também um pólo comercial, projectos habitacionais, serviços e outros investimentos. Uma Zona com bastantes recursos para a dinamização da economia angolana.
A Zona foi criada em 2009, pelo Estado Angolano, e havendo necessidade da sua inclusão na nova estratégia de dinamização local, foi redimensionada através do Decreto Presidencial nº81/21 de 8 de Abril.
Tem como objectivo principal fomentar a produção nacional, atrair investimento privado (nacional e estrangeiro), criar emprego e contribuir para a diversificação da economia.
Os empreendimentos da ZEE abrangem sectores produtivos como lacticínios, massas e outros bens alimentares (incluindo farinha de trigo, farinha de sêmola, salsichas, bolachas e charcutaria), detergentes, vestuário, utensílios plásticos, central termo-eléctrica e dispositivos eléctricos, siderurgia, materiais de construção e exploração de centros de inspecção automóvel.