Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta terça-feira, Paula Regina Simões de Oliveira para o cargo de ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na segunda-feira, Maria do Rosário Bragança foi exonerada do cargo de ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e nomeada ministra de Estado para a Área Social.
De acordo com outros decretos presidenciais, foram exonerados António José da Silva, do cargo de secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos.
O Presidente da República exonerou igualmente Luzia da Silva Bartolomeu José, do cargo de vice-governadora do Cuanza-Norte para o sector Político, Social e Económico, bem como Mendonça Luís, do cargo de vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da mesma província.
Em outros documentos, o Chefe de Estado nomeou Álvaro da Cunha Cândido dos Santos, para o cargo de secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Constantina Pereira Furtado Machado, para o cargo de vice-governadora do Cuanza-Norte para o sector Político, Social e Económico, e Michel Raimundo Luzolo, para o cargo de vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.
Perfi da nova ministra
Deputada à Assembleia Nacional pela bancada do MPLA, Paula Regina Simões de Oliveira, é médica de profissão.
Formou-se em medicina pela UniPiaget, tem uma pós-graduação em Ultrassonografia ginecológica e obstétrica e em medicina interna na Diagnosis Ribeirão Preto e doutoranda pela Universidade do Porto.
Desempenhou as funções de decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katiavala Buila, e pesquisadora do centro de investigação e informação de toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade Lueji Nkode, todas em Angola.
É autora do livro “serpentes em Angola, uma visão toxicológica e clínica dos envenenamentos”.
A obra tem 159 páginas e resulta de um trabalho de três anos, realizado por uma equipa que se dedica à investigação para se criar um soro com objetivo de evitar mortes provocadas pela picada de serpentes. VIC