Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, lamentou a morte do antigo Chefe de Estado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Mikhail Gorbatchov, ocorrida terça-feira, aos 91 anos, vítima de doença.
Em nota de condolências, João Lourenço expressa "sentidas condolências" ao Governo da Federação da Rússia e ao homólogo Vladimir Putin, em nome do Executivo angolano e no seu próprio.
Na mensagem, o Presidente angolano manifesta solidariedade à família enlutada e amigos, aos quais também expressa "profundos sentimentos de pesar".
Mikhail Gorbatchov morreu em Moscovo numa unidade hospitalar, onde se encontrava internado.
O último Presidente da extinta URSS nasceu a 2 de Março de 1931 em Stravropol, na Rússia, filho de uma família de imigrantes russo-ucranianos.
Gorbachov formou-se em Direito na Universidade de Moscovo, em 1955, e estendeu a formação académica em 1967, quando completou o curso de Economia Agrícola por correspondência. Durante esse período aderiu ao Partido Comunista.
Em 1990, recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo seu papel no fim da Guerra Fria, nomeadamente na queda do muro de Berlim, em 1989.