Porto Amboim – O Presidente da República, João Lourenço, interagiu esta manhã, com distintas crianças do Cuanza Sul, sobre aspectos ligados à protecção das tartarugas marinhas no país, no quadro do Natal Ecológico.
Na companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o Presidente questionou e, de modo didáctico, esclareceu algumas dúvidas dos petizes sobre as tartarugas marinhas e a importância da sua conservação para a humanidade.
Num segundo momento de interacção, o Presidente fez igualmente a entrega simbólica de presentes, em alusão ao Natal Ecológico, aos estudantes da escola primária de Hogiwa.
À chegada à província do Cuanza Sul, João Lourenço recebeu cumprimentos de boas-vindas do governador, Job Capinha, e de membros do governo central.
Nesta circunscrição, o Presidente visitou a zona de desova de tartarugas marinhas do Projecto Kitabanga, na foz do rio Longa, onde procedeu à transferência para o mar de centenas de tartarugas e recebeu informações relativamente ao projecto.
O chefe de Estado visitou também zona de educação ambiental e um atellier em que trabalham mulheres artesãs.
Iniciado em 2003, na zona das Palmeirinhas, em Luanda, o Kitabanga é um projecto de estudo e conservação de tartarugas marinhas implementado pelo departamento de biologia da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto.
O projecto conta com a parceria da Fundação Kissama e da Universidade do Namibe, bem como com a anuência do Ministério do Ambiente.
O mesmo monitora 150 quilómetros da costa, estando implantado nas províncias do Bengo, Zaire, Benguela, Namibe e Cuanza Sul.
Ao longo deste período, o mesmo permitiu a protecção de 45 mil ninhos, o que resultou na desova em segurança de quatro (4) milhões e 500 mil tartarugas.
O Presidente João Lourenço desenvolve esta jornada de trabalho no âmbito do seu compromisso com políticas sociais, levando em conta que esta espécie corre o risco de estar em vias de extinção. VC/SC/ADR