Saurimo – O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta sexta-feira, em Saurimo, Lunda Sul, o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, com três fábricas de lapidação de diamantes.
Trata-se das fábricas “Kapu Gems”, com a capacidade para lapidar cinco mil quilates/mês, Stardiam” (508 quilates mês) e "KGK” (12 mil quilates/mês).
Com uma área de mais de 300 mil metros quadrados, o Pólo, um investimento inicial na ordem de 77 milhões de dólares, está dividido em três áreas, nomeadamente, comercial, industrial e a reservada para a central híbrida.
A área comercial constituiu o núcleo de acesso público com lojas, restaurantes, praça de alimentação, bancos, repartições fiscais, escritórios, centro de convenções, escola técnico profissional, posto médico e edifício para acomodação.
A área industrial é composta por 26 lotes de diferentes dimensões, destinados à implantação de um centro de formação de lapidação de diamantes, fábricas de lapidação e indústrias do ramo diamantífero.
Ainda em construção, o Pólo contará também com vários espaços para arrendamento nas áreas comercial e industrial.
Podem concorrer para a obtenção de espaços no Pólo, empresas públicas e privadas que desenvolvem a actividade mineira, assim como repartições fiscais e instituições prestadoras de serviços à indústria mineira, como bancos e seguradoras.
Bolsa de Diamantes
A criação do Pólo vai permitir ao país desenvolver a Bolsa de Diamantes, mas também aumentar a produção, reduzir o garimpo e elevar a capacidade de lapidação, que deverá atingir os 20 por cento do total da produção diamantífera do país.
A Bolsa de Diamantes, cujo processo de implementação decorre desde 2019, vai operar como principal centro de venda dos diamantes produzidos no país, com base na experiência de comercialização utilizada em outros países.
Localizado a quatro quilómetros da cidade de Saurimo, o Pólo, na sua plenitude, vai garantir cinco mil postos de trabalho.
Actualmente, grande parte dos diamantes extraídos em Angola ainda são comercializados no exterior do país.
Angola tem, desde 2019, quatro fábricas de lapidação de diamantes, nomeadamente, Angola Polishing Diamonds, APD, SPD e Pedra Rubra.