Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, nesta quinta-feira, em Luanda, uma fábrica de produtos à base de carne, cujo investimento está orçado na ordem de 25 milhões de dólares norte-americanos.
Após o corte da fita, o Chefe de Estado angolano, acompanhado por membros do Executivo, percorreu algumas áreas da unidade fabril, tendo recebido informações sobre o funcionamento da infra-estrutura.
Localizada na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, em Viana, arredores de capital angolana, a unidade designada "Quinta de Jugais" tem como objectivo a produção de charcutaria, com base na transformação de carne suína e de aves.
Numa primeira fase, a fábrica, de direito angolano, vem colmatar o défice de produção desta categoria de produtos no mercado angolano, actualmente suprida, em grande parte, com recurso à importação.
Com capacidade instalada de processamento de 800 toneladas de carnes por mês, a unidade vai apostar, em fase posterior, na exportação dos seus produtos para países vizinhos.
Até ao momento, a carne processada na fábrica é importada, o que deverá ser substituída por matéria-prima nacional.
Em Abril de 2018, investidores portugueses iniciaram a construção da fábrica de charcutaria em Luanda, prevendo produzir produtos com a marca Quinta de Jugais.