Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, garantiu, esta terça-feira, que Angola está determinada a tornar a parceria com a República Checa cada vez melhor e ajustada ao contexto.
Na sua página do Facebook, na véspera do início de uma visita oficial de dois dias a Praga, República Checa, a convite do seu homólogo, Petra Pavel, o estadista escreveu que as relações entre os dois países datam de há décadas, com resultados apreciáveis para as partes.
"Estamos determinados a tornar a nossa parceria cada vez melhor e ajustada ao contexto. Por isso, hoje será um dia memorável para os dois povos, ao colocarmos mais uma pedra na nossa cooperação", destacou.
O Chefe de Estado, João Lourenço, cumpre a partir de hoje (quarta-feira) uma visita oficial de 48 horas, a convite do seu homólogo, Petra Pavel.
O programa prevê, entre outros assuntos, conversações entre as delegações presidenciais dos dois países, bem como visitas ao Senado e à Câmara dos Deputados da República Checa, bem como um encontro com o primeiro-ministro checo, Petr Fiala, além de ser homenageado com um jantar oficial pelo Presidente Petra Pavel.
João Lourenço deixa a cidade de Praga, na quinta-feira, 22 de Fevereiro.
A Chéquia ou República Checa é um país da Europa Central, com uma população de mais de 10,7 milhões de habitantes.
As relações político-diplomáticas entre Angola e a Chéquia, datam do período da guerra-fria, quando este país esteve ligado à República Eslovaca, a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1993, quando faziam parte do bloco socialista. VIC