Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, enviou uma mensagem ao seu homólogo zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, a felicitar o povo e o Governo do Zimbabwe pelos 44 anos de Independência, assinalados quinta-feira última.
"Neste dia de tão importante significado histórico para a vossa nação e todas as outras da nossa região, junto-me a si e aos seus compatriotas para celebrar um feito histórico que nos honra como africanos e demonstrou ao mundo a força irrepreensível da nossa solidariedade, característica essencial dos laços fraternos que nos unem", escreveu o Chefe de Estado angolano na missiva.
O Chefe de Estado angolano acrescentou ainda que o 18 de Abril é também oportunidade para recordar e honrar a memória dos que consentiram sacrifícios sem hesitação para que “possamos viver livres hoje”.
Esta preciosa memória, expressou o Presidente, “constitui um bem comum que devemos preservar e valorizar, como alicerce da nossa identidade e património imaterial a ser transmitido às gerações vindouras".
Angola e Zimbabwe cooperam nos domínios político, diplomático e económico desde 1982. ART