Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, esta quinta-feira, os vencedores dos prémios de jornalismo da SADC 2023, entre os quais dois profissionais da Agência Angola Press (ANGOP).
Os vencedores nas categorias de imprensa escrita, Venceslau Mateus e Francisca Augusto, da ANGOP, de Rádio, Luís Mamana, da Rádio Nacional de Angola, e de Televisão, Ernesto Bartolomeu, da TPA, foram anunciados durante a cerimónia de abertura da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC.
Ao discursar na cerimónia de encerramento, diante os Chefes de Estado e de Governo do órgão regional, João Lourenço, que assumiu a presidência da SADC, felicitou, igualmente, os vencedores dos prémios do concurso de redacção das escolas da região.
“Expresso o meu desejo de que trabalhemos com maior empenho para termos uma organização cada vez mais pacífica, desenvolvida, competitiva e integradora”, exprimiu na ocasião o Estadista angolano.
Os profissionais da ANGOP obtiveram 74,13 votos, dos 100 possíveis, com a peça de reportagem intitulada "Benguela alavanca economia com infra-estruturas do Corredor do Lobito".
Trata-se de uma abordagem sobre a importância de três infra-estruturas estratégicas daquela província do sul do país, concretamente o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), o Porto do Lobito e o Aeroporto da Catumbela, fundamentais para o transporte de mercadorias para os Estados da SADC.
Esta é a primeira vez que a ANGOP ganha uma categoria do Prémio SADC de Jornalismo, depois de já ter vencido, por duas vezes, o Prémio Nacional de Jornalismo, nas categorias de Fotojornalismo (Rosário dos Santos) e Imprensa (José Honório), em 2015 e 2016, respectivamente. AFL/VM