Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou este domingo o Rei Carlos III, pela sua proclamação sábado, em Londres, como soberano do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Na mensagem de felicitações, refere que o Rei Carlos III "acaba de assumir a responsabilidade de suceder em tão altas funções Sua mãe, figura ímpar da História moderna do Reino Unido e do mundo dos nossos dias".
Na missiva, a que a ANGOP teve acesso, João Lourenço enaltece as invulgares qualidades da Rainha Elizabeth II, que soube "assegurar durante décadas a unidade dos povos britânicos e contribuir para a paz mundial".
O Estadista angolano manifesta-se convicto de que o Rei Carlos III será um construtor de novos alicerces, sobre os quais assentarão obras de solidificação da concórdia e da harmonia entre os britânicos e os povos que habitam o planeta.
João Lourenço espera que, durante o reinado do monarca britânico, Angola e o Reino Unido mantenham intactos os valores da amizade e da solidariedade pelos quais se regem os respectivos povos e governos.
Destaca, na sua mensagem, o facto de existirem acções coordenadas entre os dois Estados, tendo "sempre em vista a intensificação da cooperação bilateral e o incremento de benefícios para ambas as partes".
A mensagem termina com votos, em nome do Executivo angolano e no seu próprio, de muitos sucessos e de muita saúde ao Rei Carlos III.