Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o povo e o governo da Cote D’Ivoire pela celebração, hoje, do sexagésimo quarto (64º) aniversário da Independência destes país.
De acordo com uma nota divulgada nas redes sociais da Presidência da República, o desejo foi manifestado pelo Estadista angolano numa mensagem dirigida ao homólogo da Cote D’Ivoire, Alassane Ouattara.
Nela refere que “nesta data de grande significado para o povo ivoiriense, expresso-lhe o meu renovado apreço pela amizade, solidariedade e simpatia com que me receberam no vosso país, em visita oficial, no mês de Junho último, durante a qual abordámos em profundidade vários aspectos que dão forma e conteúdo às relações bilaterais existentes, perspectivando na ocasião medidas que vão contribuir para o seu aprofundamento, com resultados recíprocos tangíveis”.
Na mesma nota, o Presidente João Lourenço faz votos de que os dois governos possam encetar, o quanto antes, acções conjuntas que favoreçam a implementação dos entendimentos alcançados entre os respectivos países.
Relações bilaterais
As repúblicas de Angola e da Cote D’Ivoire estabeleceram os seus primeiros acordo politico-diplomático há cerca de quatro décadas, incluindo o Acordo Geral de Cooperação Económica e Científica, de Junho de 1985, assinado em Yamoussucro.
Este sucedeu a abertura das representações diplomáticas dos dois países em 1984 e a assinatura do Acordo para o estabelecimento de uma Comissão Bilateral de Cooperação.
No entanto, estas acções ganharam outro relevo com a última deslocação do Estadista angolano a este país, em Junho do corrente ano, durante a qual foram assinados 14 novos instrumentos jurídicos, visando uma maior dinamização das relações bilaterais.
Estes instrumentos abrangem domínios como o da Agricultura, Minas e Hidrocarbonetos, Saúde, Desportos, Radiodifusão, Diplomacia (Consultas Políticas), Cooperação Intergovernamental, Enquadramento e Promoção da Juventude, Empoderamento da Mulher e Igualdade de Género, Recursos Hídricos, Economia Numérica (Tecnologias de Informação e Comunicação), Recursos Florestais e Fauna, Cultura e Comércio. SC