Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o povo moçambicano e o Governo deste país lusófono pela celebração terça-feira do 49° aniversário da Independência, em mensagem enviada ao Presidente Filipe Nyusi.
"Satisfaz-me constatar, nesta data memorável, os esforços que vêm sendo desenvolvidos pelo Governo que dirige, com o apoio da cidadania moçambicana, no sentido da harmonização da vida interna do vosso país, da concórdia entre os moçambicanos", escreveu o Chefe de Estado.
Conforme o documento, João Lourenço elencou a consolidação da democracia e o restabelecimento da segurança plena em todo o território nacional e na região austral do continente de uma maneira geral, como ganhos alcançados nestes últimos anos.
O Presidente da Repúblicaop aproveitou a ocasião para reafirmar o interesse de Angola em continuar a estreitar os laços de amizade e de solidariedade que unem os povos angolano e moçambicano.
Para o efeito defendeu a criação de novas oportunidades de colaboração, capazes de favorecer a concretização das aspirações dos respectivos cidadãos ao desenvolvimento e ao bem-estar comum.
A 25 de junho de 1975 foi proclamada a independência de Moçambique, território colonizado pelo império português a partir de finais do século XV e inícios do século XVI.
Coube ao então presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Samora Machel, proclamar a independência deste país do Índico. VIC