Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o povo e o Governo do Quénia pela celebração, hoje, 12 de Dezembro, do Dia da Independência Nacional deste país.
Em mensagem enviada ao Presidente da República do Quénia, William Ruto, o Chefe de Estado angolano enalteceu os progressos alcançados por aquele país da África Oriental em domínios importantes da sua vida nacional, como o contributo de todos os seus cidadãos que se mobilizaram e uniram em torno dos grandes objectivos da nação.
O Presidente da República, na mesma mensagem, declara-se satisfeito por constatar que as relações entre os dois países alcançaram um patamar bastante alto, com perspectivas de intercâmbio frutuoso na base do potencial de que dispõem.
João Lourenço refere-se também à sua recente visita oficial ao Quénia, oportunidade que serviu para apreciar, ao mais alto nível, os caminhos da cooperação bilateral.
Cooperação Angola/Quénia
A relação de amizade entre Angola e o Quénia remonta aos anos da luta pela independência Nscional, quando o então Presidente queniano, Jomo Kenyatta, reuniu, à mesma mesa, em 1975, os líderes dos movimentos de libertação, para o alinhamento de uma visão comum.
Mas a cooperação, no sentido lato da palavra, ganhou corpo a partir de 2010, quando a Kenya Airways começou a voar para Luanda, ao abrigo de um acordo no sector dos transportes aéreos, assinado um ano depois, isto é, em 2011.
Entretanto, em 2014, Angola e o Quénia assinaram quatro acordos que vieram reforçar a cooperação bilateral, nomeadamente o Acordo geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República do Quénia, o Acordo sobre a Criação da Comissão Bilateral, bem como o Acordo para Operação de Serviços Aéreos entre os respectivos territórios, no domínio dos transportes. SC/ADR