Luanda - O Presidente da República,João Lourenço, felicitou, na noite de sexta-feira, os guineenses pela forma ordeira e democrática das eleições legislativas de domingo, 4, com a vitória da coligação PAI - Terra Ranka.
Numa mensagem endereçada ao seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaru Sissokó Embaló, e ao povo guineense, o estadista angolano realça o facto de o povo guineense ter podido, em condições de grande abertura, transparência e de estabilidade, escolher livremente nas eleições legislativas a coligação PAI-Terra Ranka.
Na dupla qualidade de Presidente da República de Angola e a de Presidente pro tempore da CPLP, João Lourenço destaca a forma ordeira, exemplar e democrática como decorreram as eleições legislativas na Guiné-Bissau.
"Tenho a convicção de que a Guiné-Bissau saberá vencer o grande desafio que tem pela frente, no sentido de edificar as bases sobre as quais assentará a unidade de todas as forças vivas da nação, às quais caberá, num verdadeiro clima de unidade nacional, impulsionar o desenvolvimento do vosso país", lê-se na mensagem.
O estadista angolano manifesta ainda a esperança de que Angola e a Guiné-Bissau explorprem as potencialidades recíprocas e projectar a cooperação bilateral na base de iniciativas concretas, que permitam promover prosperidade e o bem-estar dos respectivos povos.
A coligação PAI - Terra Ranka, liderada por Domingos Simões Pereira, presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), venceu as legislativas da Guiné-Bissau com maioria absoluta, obtendo 54 dos 102 deputados do parlamento.
Os resultados indicam também que o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), liderado por Braima Camará, com 29 deputados, enquanto o Partido de Renovação Social (PRS) obteve 12 deputados.
O Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), criado no final de 2021, e liderado por Botche Candé, obteve seis deputados na sua estreia eleitoral. VM