Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o povo e o seu homólogo guineense, Sissoko Embaló, por ocasião do 50º aniversário da Independência da Guiné-Bissau, assinalado domingo.
Numa mensagem, a que a ANGOP teve acesso, esta segunda-feira, João Lourenço escreveu: "tenho a honra de, em nome do Executivo angolano e no meu próprio, felicitar o povo guineense, o Governo e Vossa Excelência pelo dia que assinala o Cinquentenário da Independência da República da Guiné-Bissau.
Reiterou, na oportunidade, o desejo do Governo angolano em trabalhar com as autoridades guineenses a fim de, em conjunto, explorarem todas as vias que levem à intensificação da cooperação bilateral, em benefício das populações.
"Queira aceitar, Excelência, a expressão dos meus sentimentos de bem-estar pessoal, e os de prosperidade para o povo guineense", concluiu o Estadista.
A 24 de Setembro de 1973, o então comandante e presidente da Assembleia Nacional Popular, João Bernardo Vieira, proclamou a Independência Nacional em Madina de Boé.
Na altura, decorria a luta pela libertação contra o colonialismo português, liderada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde e a declaração foi feita em zonas já libertadas.
A relação entre Angola e a Guiné-Bissau é marcada por fortes laços históricos,culturais, linguísticos e até de sangue.
Como resultado de vários acordos, Angola e a Guiné-Bissau cooperam nos domínios económico, científico, cultural, técnico, da segurança e ordem pública e da diplomacia.VIC/ADR