Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o Governo e o povo cubano pela celebração do triunfo da Revolução Cubana, renovando votos de consolidação das relações de cooperação entre os dois países.
Em nota a que ANGOP teve acesso, esta terça-feira, o estadista angolano dirigiu-se ao homólogo cubano, Miguel Dias-Canel Bermudes, para, em seu nome e do Executivo, felicitar o povo e o Governo cubanos pela celebração de mais um aniversário da Revolução Cubana, assinalado a 1 de Janeiro.
João Lourenço mostrou-se solidário para com a República de Cuba na luta que este país trava pela defesa dos seus interesses e pela contínua afirmação da sua soberania, “em cujo contexto apreciamos os vossos esforços no sentido da promoção do progresso, do desenvolvimento e do bem-estar social do povo cubano”.
Ressaltou, igualmente, a amizade que une os dois povos e países, “no âmbito do esforço conjunto que empreendemos para consolidar as relações de cooperação bilateral”.
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro liderado por Fidel Castro, que culminou com a destituição da ditadura de Fulgêncio Baptista de Cuba, no dia 01 de Janeiro de 1959.
Angola e Cuba possuem laços políticos, diplomáticos, económicos, comerciais e culturais históricos, na base da reciprocidade de vantagens, que datam de há várias décadas.DC