Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, felicitou o Governo e o Povo de Cuba pela celebração, nesta quarta-feira, do septuagésimo aniversário do assalto ao Quartel Moncada.
Em mensagem enviada ao Presidente Miguel Díaz-Canel, o Chefe de Estado angolano sublinha o esforço e a resiliência do povo cubano, que, mesmo atravessando várias vicissitudes, vai se mantendo firme e coeso na luta pela defesa da soberania, da liberdade e da justiça, na esperança de um futuro próspero.
Na missiva, João Lourenço destaca o percurso que Angola e Cuba fizeram ao longo das últimas décadas, com realizações que honram os homens e mulheres que juntos combateram pela preservação da liberdade, da Independência e da soberania das respectivas nações.
Cuba é um parceiro estratégico de Angola desde a Independência, em 1975.
As forças cubanas apoiaram Angola nos momentos mais difíceis, quando o país enfrentava uma guerra contra o regime racista sul-africano.
Cuba formou muitos quadros angolanos e ambiciona maior envolvimento na cooperação económica com Angola.
O primeiro convénio de cooperação entre Angola e Cuba remonta a Fevereiro de 1976 e versou os sectores da saúde e da educação.
Felicitações ao povo da Libéria
O Presidente da República endereçou também hoje uma mensagem a felicitar o Povo e o Governo da Libéria, que completa 176 anos de Independência.
A mensagem foi enviada ao Presidente George Weah, a quem João Lourenço exprimiu a convicção de que o estreitamento das relações de amizade e de cooperação existentes poderão ser uma sólida plataforma para acções comuns em prol do progresso e do desenvolvimento das duas nações.
Angola e a Libéria assinaram, em 2011, um Acordo Geral de Cooperação e um Memorando de Consultas Políticas. Os documentos inauguraram uma nova etapa na cooperação bilateral.
Além do Acordo Geral de Cooperação, foi assinado o Memorando de Consultas Políticas entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Libéria e das Relações Exteriores de Angola. AL/ADR