Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, procedeu esta quarta-feira, em Luanda, à exoneração de Emílio Vumpa de André Londa, do cargo de Administrador Executivo do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais (CMC).
A CMC é uma pessoa Colectiva de Direito Público, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e de património próprio, sujeita à superintendência do Presidente da República e à tutela do Ministério das Finanças.
A mesma tem como missão a regulação, a supervisão, a fiscalização e a promoção do mercado de valores mobiliários e das actividades que envolvam todos os agentes que nele intervenham, directa ou indirectamente, nos termos do Decreto Presidencial n.º 54/13, de 06 de Junho, que consagra o Estatuto Orgânico da CMC.
Ainda hoje, João Lourenço exonerou Ivan Emanuel Marques dos Santos, do cargo de Administrador Executivo do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), uma instituição financeira pública que tem como objectivo, entre outros, apoiar o crescimento económico sustentado do país, aumento da riqueza nacional, melhoria contínua do bem-estar das populações e a construção e consolidação da economia de Angola.
Nesta semana, o Chefe de Estado angolano procedeu ao empossamento dos ministros de Estado, ministros, governadores provinciais e o Conselho da República, por si nomeados recentemente.