Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, considera que Angola atribui grande importância aos laços históricos de amizade com a Federação da Rússia, e tem interesse em continuar a desenvolver uma cooperação multifacetada, que concorre para o progresso dos dois povos.
O Chefe de Estado angolano exprime estas palavras numa mensagem enviada ao Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, a felicitar o povo russo pelo seu dia, que hoje se comemora.
“Regozijo-me com os vossos feitos em todos os campos da vida nacional, dos quais destaco os que ocorreram no domínio da ciência, da tecnologia e em outros, que põem em evidência o grande engenho do povo russo e o seu empenho na concretização dos projectos de desenvolvimento do vosso país”, escreveu João Lourenço.
Em nome do Executivo angolano e no seu próprio, o Presidente da República diz ter a honra de felicitar o Povo, o Governo russo e o seu homólogo, pela celebração do Dia da Rússia.
Ao desejar votos de boa saúde e bem-estar pessoal a Vladimir Putin e os de sucesso para a nação russa, o Estadista angolano diz, na missiva ter a esperança de que a Rússia saberá superar, com sabedoria, os desafios que a História lhe coloca, para assumir, em circunstâncias de paz, o grande papel que lhe está reservado no concerto das nações.
O estabelecimento de relações diplomáticas entre a República de Angola e a Federação da Rússia, então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), remontam a 8 de Outubro de 1976.
A Missão Diplomática de Angola na Rússia também cobre a Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Mongólia, Tadjiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão. ADR