Luanda – Uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, foi entregue esta quarta-feira, em Kigali, ao seu homólogo do Rwanda, Paul Kagame, segundo fonte oficial.
A correspondência surge alguns dias depois do adiamento de uma cimeira tripartida sobre o conflito no Leste da RDC que devia reunir, em Luanda, João Lourenço e os seus pares da RDC e do Rwanda.
Foi portador da missiva o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, que, segundo uma nota da Presidência, “viajou expressamente à capital rwandesa com tal propósito”.
O Presidente João Lourenço actua como medianeiro indigitado pela União Africana (UA) para a busca da paz na região oriental da República Democrática do Congo.
Depois do adiamento da cimeira entre Angola, RDC e Rwanda, João Lourenço, na sua qualidade de medianeiro da UA, organizou consultas políticas, em Luanda, com o Presidente Félix Tshisekedi, e com o antigo chefe de Estado do Quénia, Uhuru Kenyatta, facilitador designado pela Comunidade dos Estados da África Oriental.IZ